[R-br] Loop script

Fernando Rodrigo Bortolozo fernandobortolozo em gmail.com
Terça Dezembro 6 17:29:24 BRST 2016

Eu estou fazendo anova e com posterior teste de médias de um experimento
com muitas variáveis. Então eu tenho que repetir o script muitas vezes o
mesmo script para cada variável.

Os colegas sabem me dizer se existe alguma maneira de fazer um Loop para um
script, ou mesmo criar um elemento com todas variáveis para analisar de uma
só vez?

Aqui vai uma pequena parte das variáveis que vou analisar, tenho 7
tratamentos, 4 repetições.

[image: pasted1]

Aqui esta o script (Agricolae Package)

dados <- read.csv("~/Documents/R/Data306090DAPv2.csv", header = TRUE)
head(dados)
model<-aov(Cas30 ~Trat, data=dados)
out <- HSD.test(model,"Trat", group=TRUE,console=TRUE, main="Calcio")
par(mfrow=c(1,2))
out$means
par (mar = c (3,3,2,0),cex=0.9)
bar.group(out$groups,ylim=c(0, 360),density=50,border="blue", col="blue",
las=1)
bar.err(out$means,variation="SE",horiz=FALSE, ylim = c(0, 360),
col=colors()[15],space=0.3,bar=TRUE, las=1)
out<-HSD.test(model,"Trat", group=FALSE)
means<-out$means
df<-df.residual(model)
MSerror<-deviance(model)/df
with(dados,HSD.test(Cas30,Trat,df,MSerror, group=TRUE,console=TRUE,
 main="Cálcio"))

Muito obrigado desde já.