[R-br] Análise de Sequências

Paulo Nogueira Starzynski paulons em gmail.com
Terça Agosto 30 22:40:54 BRT 2016

Boa noite colegas de lista.

Terei de abordar um problema de detecção de padrão na ocorrência de eventos
ao longo do tempo, isto é, determinar por exemplo que a ocorrência do
evento A está temporalmente relacionada ao evento B, e que este está ligado
ao evento G. Assim, eu apontaria a sequência de eventos ABG como relevante.

Minha base de dados contém uma coluna informando o id do evento, e outra a
data/hora de sua ocorrência. São milhares de eventos diferentes e não há
informação à priori de quais podem formar as sequências mais prováveis.

Comecei a pesquisar alguns pacotes no R que abordam problemas desse tipo e
cheguei no *arules* e *TraMineR*. Alguém já trabalhou questões como essa e
pode sugerir algo mais?

(em tempo, acredito que todas as opções de análise de sequência genética
não podem me ajudar nesse problema)

Abraços,
Paulo Nogueira Starzynski