[R-br] Sub-amostragem

Marcos Bissoli mbissoli em gmail.com
Domingo Agosto 28 20:29:20 BRT 2016

Prezados,

Peço desculpas de antemão se meu problema é de extrema trivialidade ou se o
tema já fora aqui debatido. No entanto, pesquisei os arquivos do fórum e
não encontrei, dessa vez, uma solução.

Gerei um código simplificado de meu problema. Meu intuito é extrair uma
sub-amostra de uma amostra de dados já coletados para fins de análise com
melhor equilíbrio entre os grupos observados. Assim, elaborei algo
semelhante com o abaixo.

Id <- 1:20
X <-
c("A","B","A","C","A","A","B","A","C","A","A","B","A","C","A","A","B","A","C","A")
Dados <- data.frame(Id,X)
IdDados <- sample(Dados$Id,5,replace = FALSE)
DadosAm <- Dados[id==IdDados[1],]
for (i in 2:5) DadosAm <- rbind(DadosAm,Dados[id==IdDados[i],])
DadosAm

Este código funciona, e consigo extrair uma sub-amostra aleatória de n1=5 a
partir de uma amostra inicial de n=20 em data.frame.

No entanto, meu real problema é gerar uma sub-amostra de n1=88 em uma
amostra inicial de n=1668. Mas, quando tento fazer com tais dimensões a
sub-amostra gera uma série de NA's, que não existem na amostra original.

Chequei o funcionamento na amostra real e maior, e percebi que o primeiro
Id de IdDados não corresponde ao Id de Dados adicionado já no primeiro
comando de criação de DadosAm.

Creio que seja algum erro meu de implementação, mas cheguei a fazer testes
com simulações de n e n1 maiores e deram certo. Mas quando vou para o meu
banco real permanece o problema.

Desde já, agradeço qualquer ajuda, e reitero minhas desculpas pela possível
trivialidade da dúvida.

Saudações acadêmicas,

--
MARCOS BISSOLI

Faculdade de Nutrição
Universidade Federal de Alfenas

Blog: bocademiamaldita.blogspot.com/
E-mail: mbissoli em gmail.com
Twitter: #mbissoli

Alfenas, Minas Gerais, Brasil

*****Pense na Natureza antes de Imprimir*****
Divulgue ON-LINE

Eu apoio a ENEN "na luta por um Brasil sem fome"

"por ĉiu popolo ties propran lingvon, por ĉiuj popoloj la esperantan"
(para cada povo sua própria língua, para todos os povos o Esperanto)

E nunca votarei no PSDB/DEM!