[R-br] Relações entre variáveis

Elias Carvalho ecacarva em gmail.com
Quarta Agosto 24 08:44:05 BRT 2016

Boa Dia Pessoal

Gostaria de esclarecer uma dúvida: quando tenho dados contínuos eu devo
fazer uma análise da relação linear entre as variáveis, quando são
categóricos a relação a ser analisada é considerada polinomial (me corrijam
se estiver errado). Como eu ainda estou procurando entender alguns
pressupostos da estatística, pergunto:

   1. Qual das duas relações produzem resultados mais fiéis / próximos da
   realidade ?
   2. Embora ocorra uma perda de informação, quando tenho dados mistos
   (categóricos e contínuos) em um data set a melhor opção seria discretizar
   os dados contínuos em categóricos ?

​Eu pergunto isso porque estou trabalhando com redes Bayesianas e sempre me
deparo com dados mistos que podem ser modelados por redes Bayesianas
condicionais que modelam a probabilidade condicional de variáveis
categóricas como percentuais por exemplo (30% sim e 70% não) e variáveis
contínuas com regressão linear. Porém neste tipo de rede Bayesiana nós
discretos não podem ter pais contínuos e isso pode não representar a
realidade, neste caso é preciso optar pela discretização para modelar as
relações não lineares.

--

*In Jesu et Maria*
*Obrigado*