[R-br] Teste T-pareado

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Segunda Agosto 22 14:22:34 BRT 2016

Olá Simone!

Como outros listeiros já resolveram o problema "profilático" do seu
exemplo, e dado a responsabilidade dele por ser empregado em uma aula de
estatística, deixo aqui para você o seguinte "besouro atrás da orelha":

Por que esse exemplo (desse tipo de dados) viola uma das premissas do teste
que você está aplicando?

Qual seria a melhor maneira de usar esses dados para escapar dessa
armadilha?

[]s
--
Cesar Rabak

P.S.: Há uma discussão sobre isso em um exemplo no livro "Métodos
Estatísticos para Tecnologistas" de Paradine e Rivett, 1974, Ed. Polígono. *só
não cito a pág, porque está emprestado e não me lembro a quem para pedí-lo
de volta...*