[R-br] Matriz distâncias rodoviárias

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Terça Agosto 9 15:24:45 BRT 2016

Rafael,

Esse problema (de obter alguma base de dados com as distâncias
"rodoviárias") é recorrente em vários *fora*, geralmente de programação ou
ligados a otimização, etc.

O busilis está em obter esses dados já em uma base, pois hodiernamente todo
mundo que "disponibiliza" essa informa (leia-se coloca uma paginazinha web
que usa API do Google para obter a informação e apresentá-la em um
"canvas"), de propósito, para obter a receita devida aos cliques do seu
site e/ou obrigá-lo a ver a propagando do "patrocinador", exige que se faça
a obtenção da informação distância a distância.

Parece-me que esses dados podem ser adquiridos, além de uma consulta ao
IBGE e Min dos transportes, eu pensaria na ABCR http://www.abcr.org.br/.

HTH
--
Cesar Rabak