[R-br] [Dúvida] Microsoft R Open

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Terça Agosto 2 15:18:35 BRT 2016

Olá pessoal, como vão?

Atualmente venho pesquisando sobre alguns projetos interessantes que visam
melhorar a linguagem R no tocante ao desempenho e proporcionando algumas
vantagens. Li sobre a existências de alguns projetos como o Microsoft R
Open antigo REvolution. Ainda não tive tempo de fazer alguns benchmarks com
alguns códigos que tenho comparando com a versão de R distribuída no site
do CRAN.

Alguém aqui já fez alguns comparativos e poderia me informar as suas
percepções? As melhorias se refere apenas ao uso de bibliotecas como MKL em
substituição da BLAS e LAPACK? O que eu quero perguntar é se há uma
melhoria propriamente dita na linguagem R e se esse projeto tem como
propósito melhorar e/ou reformular a linguagem ou se esses projetos
apresentam apenas melhorias para programação em ambientes multicores com
uso de OpenMPI ou mesmo OpenMP?

Obrigado desde já,
Pedro Rafael.