[R-br] Concordância

Edson Silva edson.unioeste em gmail.com
Terça Agosto 2 13:47:26 BRT 2016

Recomendo a leitura do livro:

Lin, Lawrence; Hedayat A. S.; Wu, Wenting. Statistical Tools for Measuring
Agreement. Springer, 2012.

Existem também alguns artigos de Lin que podem substituir o livro.

O autor explora estatísticas de concordância, tais como: coeficiente de
concordância, correlação de concordância, acurácia, precisão, dentre outros.

No R o pacote Agreement implementa as contas necessárias para várias
situações de análise.

Em 22 de julho de 2016 13:21, Edson Lira via R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
escreveu:

> Caros amigos, tenho um aparelho que o aparelho que sabemos estar fazendo
> as medidas corretas. Temos outros aparelhos que foram feitas 3 medidas para
> cada.Como testar a concordância entre as medidas do aparelho ouro com os
> outros aparelhos? Busquei o epiR, mas não consegui implementar um teste
> para verificar a sensibilidade, especificidades dos aparelhos testados com
> o ouro. Não sei se usar Kappa resolve.
>
> faixa                           eqouro             eqtest
>
> Alguém tem alguma sugestão?
>
> Um abraço.
>
> Edson Lira
> [...]

Edson Antonio Alves da Silva, Prof. Dr.
edson.silva em unioeste.br
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Sala 58
Fone/Ramal: (45) 3220-3150
Celular: (45) 9969-5067
edsonaasilva.pro.br <https://www.edsonaasilva.pro.br>