[R-br] Erro no integrate

Daniela Recchia daniela_recchia em yahoo.com.br
Terça Abril 26 05:50:03 BRT 2016

Olá pessoal, quero comparar retas desenhadas por crianças (a mão, elas viam o gráfico com pontos e tinham que desenhar uma reta que melhor se ajustasse aos pontos) com 3 métodos diferentes que resultam na "reta correta". Para isso ploto as retas sempre de duas a duas (criança com método 1, criança com método 2 e criança com método 3) e calculo a área entre as duas retas (integral). Quero no fim poder olhar para os 3 valores de cada criança e achar o mínimo (melhor método). Para isso (tentei) criei um código que infelizmente não funciona...
Os valores dos coeficientes das retas dos 3 métodos de referência são fixos (b e s), tenho uma matrix com os 75 valores dos coeficientes para as crianças, os coeficientes são m e t:
Quero armazenar cada área clauclada em uma linha e na coluna específica do método de referênciaarea<-function(m,t,na.rm=TRUE) { ‪#‎na‬.rm não funciona
u <- matrix(nrow=length(m),ncol=3)
colnames(u)<-c("Method1","Method2","Method3")
for(i in 1:length(m)){
for (j in 1:3){
f1<-function(x, m, t) {m*x+t} # m e t variáveis locais
mt<-function(x) {b[j]*x+s[j]} # b e s variáveis globais
dif<-function(x, m,t) {abs(f1(x,m,t)-mt(x))}
int[i]<-integrate(dif, -1,1,m = m[i], t = t[i])$value
u[i,j]<-int[i]
}}
return(u)}
Recebo o erro de que o objeto "int" não foi encontrado

Alguém teria uma sugestão? --
Daniela Recchia
“The standard of success in life is absolutely the amount of joy you feel”
Esther & Jerry Hick