[R-br] Otimização - Fatorial

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Sábado Abril 23 17:36:21 BRT 2016

O meu e-mail foi respondido, porém, não sei o motivo de não ter recebido de volta a respostas em meu e-mail!  Estou reenviando com a respostas e minha outra colocação.

E-mail originalPrezad em s;estou iniciando um projeto em química onde será montado umexperimento no esquema fatorial onde tenho alguns fatores definidos a princípioe gostaria de otimizar este processo. A questão é que tenho 4respostas que serão medidas para cada tratamento. Gostaria desaber se a biblioteca rsm, lm e aov seriam a mais indicada para que eu possa analisar depois de montar o experimento e buscar o deslocamentosnecessários a fim de obter a otimização do processo nospróximos experimentos. Estou buscando material nesta linha e usando o  R  de preferência. Minha dúvida também se refere ao fato que tenho encontrado materiais com modelos com apenas uma resposta. Sealguém puder ajudar ficarei grato.
O Ivan Bezerra Allaman respondeu da seguinte forma

O  é que eu entendi sua dúvida...
vars=list()for(i in 1:30) vars[[i]] <- rnorm(48)names(vars) <- paste('var',1:30,sep='')vars
varis <- do.call('cbind',vars)
da <- expand.grid(FatA=rep(LETTERS[1:6],4),                  FatB=letters[1:2])
dad <- data.frame(da,varis)
tabs <- apply(dad[,-c(1:2)],      2,      function(x) aov(x ~ FatA*FatB,dad))lapply(tabs,summary)

Oi Ivan,no caso o que procuro é uma função que faça o que você escreveu mesmo, mas  no lugar de   x e aov seria algo multivariado como abaixo.fit=manova(varis~da, data= dad)
 Neste caso a manova seria pouco informativo sobre o otimização do processo. Queria algum modelo com a estrutura do fit que escrevi,  mas com mais informações sobre a otimização individual para cada y  os  fatores em questão.

obrigado

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES