[R-br] Automatizar a inclusão de váriaveis

Nicolay Cunha nicolaycunha em gmail.com
Segunda Setembro 21 17:28:33 BRT 2015

Prezados,

Gostaria de ajuda para automatizar a inclusão de variáveis dependentes em
um modelo de RDA.

Usarei o valor de F como critério para seleção do número de variáveis Y a
serem usadas posteriormente, entretanto, preciso de uma forma automatizada
para incluir as 59 colunas que tenho em minha matriz.

Basicamente o que preciso fazer é calcular RDA
​s​
com o número crescente de Ys.

Abaixo um CMR.

# library(vegan)

y <- matrix(sample(rnorm(3540)+10), 60)

x <- rep(c("A", "B", "C"), each = 20)

# Aqui gero o modelo com somente as colunas 1 e 2 da matriz y

m1 <- capscale((y[,1:2]) ~ x, dist="bray")

anova(m1)

# agora incluindo a terceira coluna

m2 <- capscale((y[,1:3]) ~ x, dist="bray")

anova(m2)

# adicionando a quarta coluna

m3 <- capscale((y[,1:4]) ~ x, dist="bray")

anova(m3)

# e assim até incluir as 59 colunas na RDA

m59 <- capscale((y[,1:59]) ~ x, dist="bray")

anova(m59)

Feito isso, preciso acessar os valores de F gerados para cada modelo para
fazer a comparação.

Alguém saberia me ajudar com isso?

Muito Obrigado,

Nicolay​