[R-br] Índice de concordância Kappa

André Lucas de Oliveira Moreira andremoreirazoo em gmail.com
Segunda Outubro 26 13:02:19 BRST 2015

Olá pessoal, tudo bem?
Aqui no trabalho, pela primeira vez me deparei com uma situação em que é
necessário comparar a eficiência de técnicas que detectam que uma mesma
espécie de parasita. A principio não sabia qual seria o melhor teste para
verificar isso, mas me falaram pela primeira vez do kappa. Então tenho
buscado sobre o assunto. Porém, nos livros que eu tive acesso fala disso
muito rapidamente e não me deram segurança suficiente para executar no R e
interpretar os resultados.

Pensando que tenho resultados categóricos (presença e ausência dos
parasitos para ambas técnicas), qual seria a melhor forma de analisar isso,
melhor pacote e função? Também preciso do valor de p. Seria muito útil se
alguém indicasse um tutorial e também algum material teórico que me dê mais
segurança no uso desta técnica.

Agradecido,
André

--