[R-br] Chi-quadrado demonstra associação, mas e daí?

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Terça Novembro 3 17:21:55 BRST 2015

André,

Parabéns por não se conformar com o qui-quadrado. Há um bom tempo o
valor p não é suficiente numa publicação biomédica, e você está certo em
procurar extrair mais informação de seus dados. Do ponto de vista
estatístico, a razão de chances (*odds ratio*) se ajusta melhor para
dados dessa natureza, mas a razão de prevalência (razão de proporções) e
a diferença de proporções podem ser mais interpretáveis.

O pacote PropCIs e, provavelmente, um ou mais pacotes voltados para a
epidemiologia incluem funções para tudo isso; além do prop.diff(), que
já vem de fábrica. (Alternativamente, você poderia transformar essa
tabela num data frame com duas variáveis dicotômicas (crytposporidium e
giardia), e gerar as medidas de associação através de regressão linear
generalizada (função glm()).)

Mas, pelo que entendi, sua primeira dificuldade é conceitual. Se os
livros de estatística ao seu alcance não o ajudarem, recomendo abrir
um livro de epidemiologia, especialmente nos capítulos sobre medidas
de ocorrência (aparentemente, prevalência) e as medidas de
associação cabíveis.

Dependendo dos objetivos de sua investigação, você pode estar
interessado em uma medida de associação entre criptospídeos e giárdias
ajustada para os fatores citados (período climático, etc.). Para isso,
vai precisar ler sobre análise estratificada (ou, alternativamente,
regressão múltipla). Alguns livros de epidemiologia tratam bem o
suficiente disso, mas acho ser mais provável que você encontre uma boa
explicação num livro de estatística.

Espero ter ajudado!

Att,

Leonardo Ferreira Fontenelle[1]