[R-br] Fwd: Gerar tabela pelo comando latex ( tabular ) a partir de 2 colunas de fatores pertencentes a um dataframe

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Novembro 3 12:03:24 BRST 2015

André,

Seu CMR fica reproduzível quando você instrui como carregar o dados
pragramaticamente, usando o link. Para obter aquela a tabela do screenshot
não foi preciso usar o pacote "tables", embora acredito que sera possível
com ele. Sobre as notas de rodapé, não tem como (pelo menos não sei) fazer
com markdown. Se você está usando markdown para produzir documentos
exclusivamente em pdf passando por Latex, então você pode usar Latex pleno
no meio do texto, tomando os devidos cuidados quando o texto está dentro de
data.frames ou saídas do R (duplo contra barra, usar "asis", etc). Para
mais sobre rodapé em table procure similares à "latex table footnotes".

```{r, results="asis", echo=FALSE, message=FALSE}
url <- "https://dl.dropboxusercontent.com/u/64332051/data.csv"
da <- read.table(url, header=TRUE, sep=";", encoding="latin1")

library(xtable)
options(xtable.comment=FALSE)

xtable(apply(da, MARGIN=2, table))

```

```{r, results="asis", echo=FALSE, message=FALSE}
a <- as.data.frame(apply(da, MARGIN=2, table))
a <- cbind(rownames(a), a)
names(a) <- c("Nível de escolaridade", "Pai", "Mãe")
print(xtable(a, align="cccc"), include.rownames=FALSE)

```

```{r, results="asis", echo=FALSE, message=FALSE}
names(a) <- c("Nível de escolaridade", "Pai", "Mãe\\footnotemark")
print(xtable(a, align="cccc"), include.rownames=FALSE,
      sanitize.colnames.function=function(x){x})
cat("\\footnotetext{Rodapé da tabela na página.}")

```

​À
​ disposição.
Walmes.​