[R-br] Estimativas de parâmetros de uma Weibull utilizando duas metodologias: Newton-Raphson "vs" Nelder Mead (estimativas muito diferentes) o que pode estar acontecendo??

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Segunda Maio 11 09:40:18 BRT 2015

So' vi essa parte depois... segue abaixo a resposta

On 07/05/15 17:39, Romero Luiz M. Sales Filho wrote:

> Elias, muito obrigado também por compartilhar informação! Acho que vc
> deu uma dica de como encontrar os melhores pontos iniciais, né?
> Infelizmente não entendi... vc poderia me explicar melhor... Ah, outra
> coisa, com relação ao ks.test tbm tinha dúvidas se ele realmente era
> adequado, uma vez que não tenho os parâmetros e sim estimativas
> desses, aí gero uma amostra utilizando essas estimativas e isso talvez
> não fosse o mais indicado pq se o algoritomo tivesse convergido para
> valores errados de parâmetros e mesmo assim a distribuição osse
> [...]

Chute inicial: olhar o histograma (freq=FALSE) e adicionando curvas de
densidade (variando os parametros). Essa nao e' a melhor estrategia. Uma
boa e' considerar os estimadores de momentos.

KS: Porque nao usar a funcao de distribuicao (FD) *teorica*? (Em vez de
FD empirica de outra amostra).

Bootstrap:
  1) se voce tem um estimador para theta, ao fazer reamostragem a
distribuicao desse estimador, avaliado nas diferentes reamostras, e' a
verdadeira
  2) note que a distribuicao sob bootstrap e' assimetrica, para o
segundo parametro. Por isso o intervalo assintotico nao e' bom. Pode-se
usar verossimilhanca perfilhada para corrigir isso.
3) Note que o algoritmo BFGS funcionou bem em 1000 reamostras! Entao
esse nao e' um problema tao dificil assim...

Elias

--
In God we trust, all others bring data.
  – William Edwards Deming (1900-1993)