[R-br] Calibração de dados preenchidos

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Sábado Maio 2 18:44:05 BRT 2015

Olá pessoal da lista, utilizei um pacote chamado mtsdi para preenchimento
de dados em séries temporais. Gostaria de saber como posso proceder para
fazer a calibração destes preenchimentos, por exemplo, eu tiro da minha
série um período amostrado e com dados vizinhos correlacionados eu faço o
preenchimento deste período assim eu comparo o observado com o preenchido,
até aí tudo bem, mas eu gostaria de fazer uma calibração neste
preenchimento e assim utilizá-la para os dados que realmente serão
preenchidos. Segue um exemplo hipotético do uso do pacote.

library(mtsdi)
library(hydroGOF)

x0 <- rnorm(500)
x1 <- rnorm(500)
x2 <- rnorm(500)
x3 <- rnorm(500)
x4 <- c(x3[1:299],rep(NA,tim=400-299),x3[401:500])

x <- data.frame(x0,x1,x2,x4)

f <- ~x0+x1+x2+x4
i <- mnimput(f,x,eps=1e-3,ts=T,log=F,
method="spline",sp.control=list(df=c(7,7,7,7)))
imput <- data.frame(predict(i))

(pred <- imput$x4[300:400])
(obs <- x3[300:400])

ggof(pred,obs)