[R-br] leitura dados PNAD 2003 - variáveis V1701 a V1377

Luciane Maria Pilotto lutipilotto em yahoo.com.br
Terça Março 24 21:12:17 BRT 2015

Olá pessoal,

 a função  read.fwf funciona para estes dados. Todos os comandos que descrevi funcionaram com os microdados da PNAD de outros anos, já selecionei variáveis da PNAD de 2008 e 1998. O problema está nas variáveis referentes ao suplemento saúde do banco de pessoas de 2003 que aparecem como NA, as demais variáveis deste banco estão disponíveis e permitem o uso. Entrei em contato com o IBGE para ver se é problema com o banco. Alguém baixou/usou estes dados da PNAD 2003 recentemente? Alguém conseguiu visualizar as variáveis? No dicionário as variáveis estão descritas corretamente e é possível visualizá-las diferentemente do que acontece ao acessar o banco.

Att.,

Luciane Maria Pilotto

Em ter, 24/3/15, Rodrigo Coster <rcoster em gmail.com> escreveu:

 Assunto: Re: [R-br]	leitura dados PNAD 2003 - variáveis V1701 a V1377
 Para: "r-br em listas.c3sl.ufpr.br" <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
 Data: Terça-feira, 24 de Março de 2015, 13:28

 Duas
 postagens que falam a respeito: http://analisereal.com/2014/09/26/carregando-dados-da-pnad-no-r/
 Leonardo Ferreira Fontenelle <leonardof em leonardof.med.br>:
 Para ler
 o arquivo, você poderia em princípio usar a função
 read.fwf.

 Mas essa função não é otimizada para dados grandes,
 então você vai

 preferir alguma alternativa. Uma opção é importar com o
 comando laf.open

 do pacote LaF, e outra é transformar de largura fixa para
 csv com o

 comando fwf2csv do pacote descr, e então importar com o
 comando

 read.table do pacote data.table. Atualmente minha opção
 favorita é esta

 última. Procurando nesta lista de discussão e no stack
 overflow você

 encontra orientações detalhadas.

 --

 Leonardo Ferreira Fontenelle

 http://lattes.cnpq.br/9234772336296638

 Em Ter 24 mar. 2015, às 09:52, Luciane Maria Pilotto
 escreveu:

 > Bom dia,

 > estou tentando ler as variáveis da PNAD de 2003 -
 V1701 a V1377-

 > relacionadas ao suplemento Saúde- e as mesmas aparecem
 como NA. O banco

 > está disponível no site do IBGE

 > http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2013/microdados.shtm.

 > Também podem ser acessados no dropbox:

 > https://www.dropbox.com/sh/d0z62bg4qqyg2x3/AAAVDYWjVlb4JpUTYlQfvq-Ka?dl=0.

 > Estou usando os comandos abaixo:

 > #----------------Ler microdados da PNAD 2003
 (variáveis referente ao

 ----------------------#

 > source(file.choose()) #carregar a função selectvar da
 pasta funcoes

 > source(file.choose()) #carregar a função getdic da
 pasta funcoes

 > # Gerar os dicionários de dados a partir dos
 arquivos:  'input

 > PES2003.txt'

 > dicPNAD2003Pes <- getdic(file.choose())# abrir o
 arquivo input

 > PES2003.txt, dentro da Pasta Input

 > head(dicPNAD2003Pes)

 > str(dicPNAD2003Pes)

 > nrow(dicPNAD2003Pes)

 > dim(dicPNAD2003Pes)

 > # Para EXCLUSÃO do "UF" (que apresenta erro
 na importação por começar na

 > mesma posição que número de controle):

 > dicPNAD2003Pes <- subset(dicPNAD2003Pes, cod
 !="UF")

 > head(dicPNAD2003Pes)

 > dim(dicPNAD2003Pes)

 > ####Usar estes comandos para importar *apenas algumas
 variáveis* da base

 > de dados das PESSOAS

 > variaveis <- selectvar(dicPNAD2003Pes) # Com a tecla
 CTRL pressionada,

 > selecione as variáveis de interesse, neste caso são
 as que aparecem como

 > NA:

 > Erro em substring(x, first, last) : invalid substring
 arguments

 > ### PROBLEMA: Ao abrir a janela das variáveis
 utilizando o comando acima,

 > as variáveis de interesse referentes a saúde aparecem
 como NA,

 > diferentemente das demais variáveis que aparecem no
 banco. No dicionário

 > as mesmas aparecerem corretamente.

 > Atenciosamente,

 > Luciane Maria Pilotto