[R-br] RES: O tamanho das bolas ajuda a descobrir quais são as bolas pretas?

Mauro Sznelwar sznelwar em uol.com.br
Domingo Março 22 23:41:36 BRT 2015

Não consegui rodar a função, a partir desta linha dá problema!

> b.test<-f.balls(balls)

Error in `[.data.frame`(b, , "rug") : undefined columns selected

Oi Pessoal,

Tudo bem?

Suponham que quero descobrir quais são as bolas pretas ("col" = 1) em um conjunto de milhares de bolas. Sei porém que dois fatores podem afetar minha capacidade de adivinhar a cor da bola. Um é conhecido, a rugosidade, bolas rugosas  ("rug" = 1) tendem a ser pretas. Outro é o efeito que quero descobrir, o tamanho da bola ("siz").

Como fazer um teste de aleatorização para avaliar separadamente esses efeitos?

Em anexo, está o arquivo com os dados e uma sugestão de solução do problema, baseado em um teste de aleatorização em que seleciono dentre o conjunto de bolas, aquelas que são rugosas e dentre estas vou selecionando bolas com tamanhos cada vez menores a fim de descobrir se existe efeito do tamanho e qual o tamanho máximo que a bola tem de ter para influir na minha decisão.

Porém, eu tenho dois problemas, o poder do teste de aleatorização, pois quando vou diminuindo o tamanho da bola, meu universo de possibilidades é reduzido. E o outro é o fato de que faço teste para diferentes categorias de tamanho de bola, como extrair uma conclusão geral.

Não sei se alguém vai ter saco de me ajudar, mas isso acontecer, agradeço. Se alguém souber de literatura que trate desses temas, também será bem-vinda.

Abraço,

Ricardo Dobrovolski

---