[R-br] Regressão espacial com variavel transformada log normal

Samuel luna de almeida samuelgrupos em gmail.com
Quarta Junho 10 09:00:17 BRT 2015

Bom dia pessoal,

Trabalhando com uma variável de taxas que que apresenta muitos valores
baixos, fui aconselhado a transforma-la com aplicação de log normal antes
de buscar correlações...
A variável foi transformada e inserida no dataframe  passando a apresentar
comportamento normal, no entanto apresenta alguns valores "-inf" como pode
ser visto no summary copiado abaixo:

TX_J04_10         LOGNTX_J04
Min.   :   0.0       Min.   :-Inf
1st Qu.:   0.0     1st Qu.:-Inf
Median : 138.4    Median :  -4
Mean   : 240.7    Mean   :-Inf
3rd Qu.: 295.2    3rd Qu.:  -4
Max.   :9626.1    Max.   :   0

Acredito que seja por isso que não estou conseguindo gerar lm para rodar
regressão espacial, veja o erro que aparece:

> baseGN04_lm <- lm(LOGNTX_J04 ~ DV_TOTAL + idhm_N_gri, data=baseG04)
Error in lm.fit(x, y, offset = offset, singular.ok = singular.ok, ...) :
  NA/NaN/Inf in 'y'

Será que é por isso mesmo, alguém poderia me indicar uma resolução?