[R-br] Interface R

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Segunda Junho 8 11:38:22 BRT 2015

Em Seg 8 jun. 2015, às 11:14, Alexandre Coelho escreveu:
> Bom dia prezados,

Bom dia!

> 1) Vocês utilizam alguma interface para o R? Qual a melhor na opinião
>    de vocês?

Uso o Rstudio[1]. Antes eu já tinha tentado usar uma ou outra, e tinha
voltado para o prompt de comando. Depois de conhecer o RStudio, eu abro
a interface gráfica até mesmo para tarefas triviais.

> 2) Quando vocês vão atualizar o R, deve-se desinstalar a versão
>    anterior? Nesse caso, qual o procedimento para salvar os pacotes já
>    instalados?

Eu uso Linux, então meu gerenciador de pacotes atualiza o R para mim.
Seja da versão 3.1.0 para 3.1.1 ou da 3.1.x para a 3.2.0, o R é
atualizado automaticamente, com outros aplicativos e o próprio sistema
operacional. Eu até poderia dar um jeito de manter duas versões
instaladas em paralelo, mas isso não seria trivial, e até hoje não
encontrei qualquer motivo para fazer isso.

No Linux, o diretório onde o R guarda os pacotes é subdividido em 3.1,
3.2 etc. Acredito que também seja assim no Windows e no Mac. De qualquer
forma, acredito que você não terá acesso aos pacotes previamente
instalados quando estiver utilizando uma nova versão do R, não
importando se você instalou por cima da antiga ou em paralelo. Se não me
engano, isso se resolve com update.packages(checkBuilt=TRUE).

Saudações,

Leonardo Ferreira Fontenelle[2]

Links:

  1. http://www.rstudio.com/products/RStudio/