[R-br] Criação de painel xyplot - lattice

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Quinta Julho 16 12:06:50 BRT 2015

Pessoal,
eu sempre uso a lattice para fazer análise exploratória de dados antes do modelo de fato ser aplicado. Faço meu painel e chamo dentro do xy.plot() como no exemplo abaixo. Aproveitei os dados do Walmes como exemplo para o CMR!

soja <- read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/soja.txt", header=TRUE, sep="\t", dec=",")
soja$A <- factor(soja$agua)
attach(soja)
meu.panel = function(x,y,subscripts) {
  panel.xyplot(x,y,col =soja$bloco[subscripts],pch=19)
}
require(lattice)
xyplot(rengrao~potassio|A,data=soja,panel=meu.panel,layout = c(3, 1))

Depois de pesquisar bastante tenho duas coisas que não consegui definir em meu painel quanto ao meu caso específico.

1) Como adicionar a legenda com as respectivas cores dos pontos para indicar o bloco neste exemplo da soja?
Exemplo vermelho bloco X, Azul bloco Y .....

2) Neste exemplo  da soja esta claro que as cores dos pontos indicam cada bloco. E este é o padrão nos três gráficos gerados com as cores. No entanto tenho um outo banco de dados que não é um delineamento experimental onde tenho os estados brasileiros  UF ( MG, ES, PA,...),  REGIAO (Norte, sul suldeste...) e uma resposta TOTAL para por cada estado UF.

meu.panel = function(x,y,subscripts) {
  panel.xyplot(x,y,col =dados$UF[subscripts],pch=19)
}

require(lattice)
xyplot(TOTAL~ANO|REGIAO,  data=dados,panel=meu.panel,layout = c(5, 1),ylab="Total de premiados",xlab="Ano da olimpíada",main="Premiações por região e ano (2005- 2014)")

Como dentro REGIAO não há mesmo número de estados   as cores dos pontos não seguem mesmo padrão que os dados de soja acima.

Por exemplo dentro região Sudeste o estados do MG e RJ saem com mesma cor ao longo do tempo  e dentro da região Norte acontece o mesmo entre alguns estados. Preciso colocar em meu painel cores diferente para cada UF ao longo do tempo por REGIAO.  Suspeitei que as cores repetem por estados devido entre regiões  não ter  o mesmo  número de estados, mas é só suposição. Se alguém puder ajudar ficarei grato!

André Oliveira Souza.

Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES