[R-br] Variáveis para utilizar no modelo de trend, geoR

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Sexta Julho 10 11:39:41 BRT 2015

Olá pessoal da lista, dando continuidade ao tópico.

Terminei minha análise e obtive ao todo 25 potenciais covariáveis que podem
auxiliar na remoção de tendência espacial, são variáveis relacionadas a
características de bacias hidrográficas, como: declividade média,
comprimento do talvegue principal, perímetro da bacia, densidade de
drenagem e por aí vai...
Sendo assim, somente para relembrar eu gostaria de fazer uma análise
inicial para ver qual dessas variáveis teria potencial de fornecer o menor
AIC, sem testar o AIC propriamente dito. Portanto fiz uma correlação das
covariáveis com as variáveis a ser interpoladas e gerei um gráfico biplot
(abaixo), assim gostaria de saber se é válido eu testar somente as
covariáveis com maior correlação ou se poderia utilizar os CPs e se sim
como?

Correlação: covariáveis=linhas, e variáveis a ser interpoladas=colunas

                  mu_ANO    sigma_ANO
Longitude    0,309773523 -0,432319362
Latitude     0,043765763 -0,129590961
mu_ANO       1,000000000 -0,558729500
sigma_ANO   -0,558729500  1,000000000
Area        -0,009879420 -0,101997684
Prec.med     0,220052743  0,199920162
IEB          0,575548988 -0,895618035
Coe.compa    0,025913684 -0,113029677
Compr.rios  -0,007001915 -0,100158610
Compr.talv  -0,022198958 -0,117249277
Dens.dren   -0,108273840  0,424699634
Difer.cota   0,186748546 -0,244039340
Fator.form  -0,268887058  0,241122975
Freq.1ordem -0,060686747  0,416964783
Elev.med    -0,143697017 -0,077664652
Decli.med    0,171869648 -0,009019921
Perimetro   -0,053893606 -0,174399147
Raz.alonga  -0,224942639  0,427795530
Raz.area     0,173208218 -0,131534485
Raz.bifur   -0,047975482  0,170262278
Raz.circu   -0,027943157  0,114054383
Raz.compr   -0,032817978  0,095353852
Raz.decliv   0,048190496  0,291689477
Num.rios    -0,007973050 -0,100965060
Diam.topo   -0,023412917 -0,149254679

Gráfico Biplot

[image: Imagem inline 1]

                                    PC1    PC2    PC3     PC4     PC5
PC6    PC7
Standard deviation     2,5661 1,9760 1,8789 1,49395 1,37407 1,23960
Proportion of Variance 0,2634 0,1562 0,1412 0,08928 0,07552 0,06146
Cumulative Proportion  0,2634 0,4196 0,5608 0,65007 0,72560 0,78706