[R-br] Identificação de pontos críticos associados a uma legenda em ggplot

Iábita Fabiana iabita.fabiana em gmail.com
Quinta Julho 2 15:26:18 BRT 2015

Boa Tarde! Estou fazendo alguns gráficos utilizando o ggplot e gostaria de
identificar alguns pontos no gráfico, bem como adicionar uma legenda desses
pontos,  alguém poderia me ajudar sobre como poderia associar os pontos a
uma legenda? E se há uma maneira de chamar esses pontos no gráfico de um
modo mais prático?

Lines <-

"

x          y

0          34

1          40

2          58

3          78

4          108

5          126

6          130

7          147

8          157

9          162

10        168

11        175

12        165

13        188

14        232

15        250

16        278

17        284

18        280

19        310

20        312

21        320

22        352

23        380

24        386

25        426

26        422

27        440

28        455

29        468

30        480

31        486

32        485

33        490

34        492

35        500

36        490

37        505

38        504

39        505

40        500

41        503

42        492

43        486

44        490

45        496

46        500

47        507

48        500

49        492

"

"

dados <- read.table(textConnection(Lines), header=TRUE);
closeAllConnections()

dados

require(ggplot)

qplot(x,y,data=dados)+

  geom_smooth( method = "nls", formula='y~b1/(1+exp(-b2-b3*x))' ,

               data=dados,correlation=corAR1(form=~x),

               start=c(b1=514,b2=-3,b3=0.1716),se = FALSE, linetype =
1.5,lwd=1)+

  annotate("point", x = 13, y = 220, shape=8, size=6,label ="some text") +

  annotate("text", x = 14, y = 210, shape=15, size=4,label = "P4")

Obrigada.

*Iábita *
Doutoranda em Estatística e Experimentação agronômica na ESALQ/USP
Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária na UFLA
Licenciada em Matemática - UFPI