[R-br] operacao com colunas

Angélica Jaconi ninajc.84 em gmail.com
Segunda Janeiro 12 12:20:07 BRST 2015

Prezados,

venho novamente com a mesma duvida, pq acho que nao me fiz ser claro no
ultimo email sobre

colunas.

se eu tenho um data.frame (nomeado 'teste') com os nomes das colunas:
"nome", "media", "nota1", "nota2", "nota3", "nota4", "nota5".

se eu buscar o ncol (teste) sera igual a 7. Entretanto eu gostaria de
tratar as colunas iniciadas em "nota" como uma unica coluna, no qual no
momento que eu chamar ncol (teste), isso me retorne apenas ncol(teste) = 3.

Por favor alguem teria alguma sugestao para tal?

obrigada,

AJ.