[R-br] Classificação de distâncias a partir de um raio em uma matriz de distância

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Terça Janeiro 6 21:29:16 BRST 2015

Caros listeiros,

         Tenho um objeto com coordenadas e um identificador (da) que
representa um conjunto de pontos. Calculei a matriz de distância entre
todos os pontos e gostaria de a partir de um raio arbitrário, criar uma
nova coluna de classificação dos pontos (em da) que estão contidos nesta
distância, ou seja, quais pontos estão próximos uns dos outros em uma
distância escolhida, segue CRM:

#Pacotes
require(spatstat)
require(sp)

## Gera um processo de pontos
xypois=rpoispp(25,win=owin(c(0,1),c(0,1)))## ~25 pontos aleatórios
xd=xypois$x
yd=xypois$y
cod<-seq(1,length(yd))
da<-cbind(xd, yd, cod) ## Crio um vetor com coordenada x e y e um
identificador

##Transformando em um objeto da classe espacial
pontos<- SpatialPoints(cbind(da[,1],da[,2]))
pontos<- SpatialPoints(list(da[,1],da[,2]))
pontos<- SpatialPoints(data.frame(da[,1],da[,2]))

##Cria a matriz de distâncias
res<-spDists(pontos)
res

        Aqui eu calculei a matriz de distância, mas agora preciso de
alguma função que à partir de um raio, como R=0.1, faça a classificação
que eu preciso, alguém teria alguma sugestão ou conhecimento de alguma
função que faça isto?

Obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1360403201088680

---