[R-br] Empilhar variáveis em colunas para linhas

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Terça Fevereiro 24 22:10:11 BRT 2015

Caros Listeiros,

      Tenho um conjunto de dados artificiais abaixo, constituído de
dados de contagem de três espécies (Esp1, Esp2 e Esp3) e duas variáveis
trat e tempo. As três espécies e as variáveis estão dispostas em
colunas, sendo:

#Dados artificiais -----------------------------------
da <- expand.grid(trat=gl(4,1), tempo=1:10)
X <- model.matrix(~trat+tempo, da); ncol(X)
da$Esp1<-rpois(da[,1],5)
da$Esp2<-rpois(da[,1],10)
da$Esp3<-rpois(da[,1],15)
head(da)
   trat tempo Esp1 Esp2 Esp3
1    1     1    4   13    8
2    2     1    7    7   17
3    3     1    3   12   16
4    4     1    8    8   13
5    1     2    4   13   22
6    2     2    4    8   10

              Porém, eu gostaria de reorganizar o banco de dados e
substituir as três espécies (Esp1, Esp2 e Esp3), por duas colunas, sendo
uma coluna com o nome das espécies e uma nova coluna para os dados de
contagem, representada por N, de forma que mantenha a correspondência
entre as variáveis trat e tempo, ficando da seguinte maneira:

head(new.da)
   trat tempo Esp    N
1    1     1     Esp1    4
2    1     1    Esp2    13
3    1     1    Esp3    8
4    2     1    Esp1    7
5    2     1    Esp2    7
6    2     1    Esp3   17

                  Alguém poderia me indicar alguma função ou
procedimento para fazer isso?

Obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1360403201088680

---