[R-br] Vídeo Aula R

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Fevereiro 23 10:56:09 BRT 2015

Carlos,

Nunca consegui migrar totalmente do EpiData 3.1 para o EpiData versao XML.
No windows, ele fica travando em horas inapropriadas, não consigo fazer
algumas tarefas que julgo relevantes, e nem de perto tem os mesmos recursos
que o Epidata 3.1 tem quanto aos controles. A grande desvantagem do 3.1 é
que o acesso aos dados não são hierarquizados, ou seja, qualquer um com
acesso ao banco de dados pode modifica-lo. Ha cerca de dois anos comecei
uma migração para o RedCap (http://project-redcap.org/) que é o que eu
sugiro para todos atualmente que tenham um suporte de TI e um servidor que
possa instalar. Para os alunos de pos-graduação, que geralmente conduzem
sozinhos todos os passos do caminho dos dados, eu continuo recomendando o
EpiData 3.1. Salvo em algumas situações eu passo a recomendar o RedCap,
porque tenho acesso a esse programa na instituição que trabalho.

Recentemente dei uma olhada no sítio do CSpro, e parece que la mesmo eles
já colocaram uns tutoriais em vídeos para a versão laptop e para a versão
android.

http://www.census.gov/population/international/training/csprovideos.html

Enquanto a gerar um formulario em papel que não seja tosco, o único que já
experimentei e ficou de fato muito bom, foi o Teleform. Mas o teleform
possui uma dificuldade de inserção dos dados a distância, é bem complicado
configurar pra funcionar em estudos multicentricos e é também mais
complicado fazer o data management porque o programa fica instalado num
computador local. Mas nada impede de fazer um tratamento "embeleze" nos
seus formularios com o editor de texto de sua preferência, inclusive
colocando o timbre a da sua instituição e coisas que usualmente são
relvantes para o controle no papel como "data da digitação" "nome do
profissional que preencheu", um cabeçalho com o identificador em todas as
folhas e coisas assim.

Mais uma vez, pesando os pros e os contras, atualmente eu venho
recomendando o RedCap (ahhh e funciona bem com R gerando os relatórios do
andamento da pesquisa, ou seja, o R consegue conectar no RedCap e baixar
uma cópia dos dados, dos dicionários, da lista de usúarios, da estrutura
dos dados e etc).

Espero que tenha ajudado. Abraço forte,

Pedro Brasil