[R-br] Erro installar r DEBIAN

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Sexta Dezembro 18 19:16:36 BRST 2015

Caros colegas

 Uso um pc Debian jessie 64 bits. Meu sistema estava funcionando
plenamente. após fazer a atualização do r para a recente versão 3.2.3
passei a receber a seguinte mensagem em meu sistema ao rodar o camando dpkg
--configure -a no shell :

Erros foram encontrados durante o processamento de:
 r-base-core
 r-cran-boot
 r-cran-cluster
 r-cran-foreign
 r-cran-mass
 r-cran-kernsmooth
 r-cran-lattice
 r-cran-nlme
 r-cran-matrix
 r-cran-mgcv
 r-cran-survival
 r-cran-rpart
 r-cran-class
 r-cran-nnet
 r-cran-spatial
 r-cran-codetools
 r-recommended
 r-base
 r-base-dev
 r-base-html

Isto é apenas o final, pois a saída é muito grande. Mas basicamente parece
ser uma questão de dependências. Pelo que entendi está ocorrendo um
problema ao instalar o pacote r-base-core que impede a instalação do r-base
e assim dos demais:

f:~$ sudo dpkg --configure r-base-core
Configurando r-base-core (3.2.3-1~jessiecran.0) ...
dpkg: erro ao processar o pacote r-base-core (--configure):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída
de erro 10
A processar 'triggers' para menu (2.1.47) ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 r-base-core

:~$ sudo dpkg --configure r-base
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de r-base:
 r-base depende de r-base-core (>= 3.2.3-1~jessiecran.0); porém:
  Pacote r-base-core não está configurado ainda.
 r-base depende de r-recommended (= 3.2.3-1~jessiecran.0); porém:
  Pacote r-recommended não está configurado ainda.

dpkg: erro ao processar o pacote r-base (--configure):
 problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 r-base

Eu ja fiz a remoção completa do R utilizando o synaptic e tentei
reinstalar  e sempre volta a mesma coisa. Após reinstalar e digitar R no
shell o sofware abriu com as seguintes messagens

Warning message:
package "methods" in options("defaultPackages") was not found
Error : .onLoad falhou em loadNamespace() para 'utils', detalhes:
  chamada: options(op.utils[toset])
  erro: valor inválido para 'editor'
Error : .onLoad falhou em loadNamespace() para 'utils', detalhes:
  chamada: options(op.utils[toset])
  erro: valor inválido para 'editor'
Além disso: Warning message:
package ‘utils’ in options("defaultPackages") was not found
Error : .onLoad falhou em loadNamespace() para 'utils', detalhes:
  chamada: options(op.utils[toset])
  erro: valor inválido para 'editor'
Além disso: Warning message:
package ‘stats’ in options("defaultPackages") was not found
Durante a inicialização - Warning message:
package ‘methods’ in options("defaultPackages") was not found

Alguém sabe como corrigir este problema. Eu ja procurei em vários foruns
debian/ubuntu e ja tentei comandos como

apt-get install -f
apt-get clean
apt-get autoremove