[R-br] Função com vários if e else if que não funciona

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 16 22:11:53 BRST 2015

Uma opção mais eficiente (e provavelmente mais legível) é aproveitar os recursos de vetorização do R.
O que eu tenho feito é criar um raster stack com todas as bandas do landsat. Depois, eu crio uma lista com os parametros de calibração de cada banda (que você vai ler nos arquivos de calibração). Funciona melhor se você deixar todos os arquivos - imagens e arquivos de calibração - em uma pasta só.
Assumindo que o raster stack tem o mesmo tamanho da lista, você pode aplicar uma multiplicação direta para fazer a calibração. Greetings, -- Thiago V. dos Santos
PhD studentLand and Atmospheric ScienceUniversity of Minnesota

    On Tuesday, December 15, 2015 1:46 PM, Cesar Rabak <cesar.rabak em gmail.com> wrote:

 Alexandre,
A melhor forma de você atacar esse problema é usar as facilidades de depuração do R:
> ?debug
para ver a documentação do depurador padrão.
Um tutorialzinho sobre seu uso pode ser encontrado aqui: http://www.biostat.jhsph.edu/~rpeng/docs/R-debug-tools.pdf

HTH--Cesar Rabak

Caros Listeiros,

         Estou tentando criar uma função abaixo para converter um SpatialGridDataFrame originado de uma imagem de satélite para reflectância, mas a função que eu criei (radconvL()) pelo excesso de else if não esta funcionando. Meu problema é que não dá erro, o que normalmente ajuda a detectar o problema, mas no meu caso a função nem funciona, segue meu CRM abaixo, alguém poderia me ajudar?

require(raster)
require(sp)

# RasterLayer inventado
r <- raster(nrows=10, ncols=10)
r <- setValues(r, 1:ncell(r))
plot(r)

band2<- as(r, 'SpatialGridDataFrame')  ### transforma em SpatialGridDataFrame

##Função para conversão DN para reflectância
radconvL<-function(x, band = 2)
{
    BAND <- c("2", "3", "4", "5")
    band <- pmatch(band, BAND)
    Lmin = 0
    Qmax = 127

    if (is.na(band))
        stop("invalid band")

    if (band == 2) {
    Lmax = 120.64
    results <- x
    x <- as.vector(as.matrix(x))
    x <- Lmin + ((Lmax-Lmin)*x)/Qmax
    if (class(results) == "SpatialGridDataFrame")
        results em data[, 1] <- x
    else if (is.data.frame(x))
        results <- data.frame(matrix(x, nrow = nrow(results),
            ncol = ncol(results)))
    else results <- x
    results
    }
    else if (band == 3) {
    Lmax = 151.31
[...]
    else if (band == 4) {
    Lmax = 157.57
[...]
    else if(band == 5) {
    Lmax = 69.03
[...]
######
teste<-radconvL(band2, band=2) ## Aqui não funciona e não sei porque
teste

Muito obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
        alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1360403201088680