[R-br] Deviance e Scaled Deviance

Felinto COSTA incorpld em onda.com.br
Sexta Dezembro 11 13:25:15 BRST 2015

Prezados.

Tenho uma dúvida a respeito da estatística /de//v//iance (D) /que a
função /glm{stats} /retorna
ao estimar os parâmetros para um modelo Gama com ligação log.

Devido à estimação do parâmetro (φˆ ) desconhecido da dispersão (φ) ,
essa /deviance/ é
a /scaled deviance (D*=D///φˆ ).
/
A dúvida é se essa /scaled deviance /pode ser comparada a um valor da
distribuição Chi-quadrado
(χ2 (n−p,1−α)
como uma (das primeiras) análises sobre a bondade do ajuste desse modelo.

Há pesquisadores que afirmam ser isso válido apenas quando o parâmetro
(φ) é conhecido (=1), como nas
distribuições Binomial e de Poissone por essa razão apenas poderia se
ter uma comparação
grosseira de D* com os graus de liberdade (n-p) do modelo .

Antecipadamente agradeço a ajuda e me desculpo se conceitualmente estou
a cometer algum erro crasso .
(estatística não é minha formação inicial).

FCosta