[R-br] Covariância

Rodrigo Lima rodrigoodelima em gmail.com
Sábado Dezembro 5 08:18:02 BRST 2015

Prezados listeiros

Bom dia.
Eu tenho dados de produtividade de grãos em milho como variável resposta e
dados de estande (número de plantas por parcela) como outra variável. Como
nós tivemos problemas com irregularidade de estande, eu quero usar o número
de plantas como covariável no no meu modelo. Abaixo o modelo:

exp01.anova.2<-lm(gy ~ prog+rep+bloc%in%rep, data = exp01[exp01$local==2,])

Como eu coloco essa variável como covariável? O número de plantas ideal é
25 plantas por parcela, mas tenho parcelas com 16, 18 etc. Como coloco isso
no aquivo? Eu devo subtrair o número de plantas ideal do real e, aquelas
parcelas que tem o número ideal ficariam com zero, aquelas com mais de 25
plantas com número positivo e aquelas com menos de 25 plantas com número
negativo? Isso mesmo? Ele vai para o modelo como fator ou numero?

Muito obrigado.

Att,

Rodrigo.

--