[R-br] [OffTopic] Termos de mesma hierarquia em DoE (Delineamento de Experimentos)

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Agosto 4 20:19:19 BRT 2015

Eu acredito que não vai ter um capítulo de livro ou mesmo sessão com título
"porque não remover efeitos principais envolvidos em interações
significativas".  Matematicamente falando, não existe de fato um modelo com
interação sem que não esteja ali presente, mesmo que de forma oculta/não
declarada, os elementos que constituem os efeitos principais. Diferente do
polinômio onde você pode escrever a+b*x+c*x^2 e reduzir para a+c*x^2, sem o
termo linear (que não deve ficar de fora se x^2 presente), no modelo
A+B+A:B você não consegue impor A+A:B ao escrever A+A:B. Não declarar B faz
com A:B o contenha de alguma forma. De qualquer maneira, encorajo você a
buscar mais detalhes. Eu ingenuamente googlei com o que me pareceu mais
imediato "keep main effects interactions" e choveu resultado. Talvez algum
texto argumente melhor.

À disposição.
Walmes.
​