[R-br] Transformando múltiplas variáveis dummy em uma variável fator

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Segunda Abril 27 23:24:28 BRT 2015

On Mon, Apr 27, 2015 at 09:01:48PM -0300, Rafael Costa wrote:
> Eu estou querendo saber como converter múltiplas variáveis dummy de um
> dataframe para uma única variável fator. A ideia é transformar N variáveis
> dummy em um fator com N + 1 níveis, para posteriormente modelar uma
> regressão.

Pela descrição do problema, sempre que uma dummy é 1 as outras são 0.
Então, você pode tentar assim:

categorica <- dummy1 + 2 * dummy2 + 3 * dummy3
categorica <- factor(categorica, levels = c(0, 1, 2, 3),
                     labels = c("referência", "dummy1", "dummy2", "dummy3"))

--
Jakson Alves de Aquino
www.lepem.ufc.br/aquino.php