[R-br] Análise de Fatores PCA e Dendograma

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Domingo Abril 12 22:00:57 BRT 2015

Cesar Rabak,obrigado pela resposta. Esta é a questão como organizar os três bancos de dados levando em conta a variável ano, pois, pelo que tenho olhado  as funções hclust() e prcomp() não extrai os PCAs e nem o dendograma replicando ano. Todos os exemplos do R trabalham com dados de um ano apenas. O objetivo é agrupar as cidades e os bancos de dados  USArrests2007, USArrests2009 e USArrests2010 são fictícios e estão ai apenas para ilustrar que tenho 3 bancos com mesma estrutura do  USArrests.
Dado que tenho apenas o  USArrests,  tudo pode ser  resolvido com o CMR com pequenas variações de escala e padronização das variáveis se desejar.
hc=hclust(dist(USArrests))plot(hc)summary(prcomp(USArrests))
Obrigado

André Oliveira Souza.
Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES