[R-br] Análise de Fatores PCA e Dendograma

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Sexta Abril 10 16:39:56 BRT 2015

Pessoal boa tarde,estou com dois bancos de dados com a estrutura do  USArrests que vem no R só que repetido no tempo.  USArrests2007,  USArrests2009,  USArrests2010. Gostaria de orientação de como anexar estes dados para em um banco de dados único e rodar PCA, Plotar,  dendograma e a análise de fatores.  Pelo que percebi em meus devo  fazer o seguinte.  Montar um banco de dados com os três bancos e tirar a soma ou média. Não sei se fere princípios da análise.

dados= data.frame(USArrests2007,  USArrests2009,  USArrests2010)   # Não sei se é data.frame aqui mesmo!

V1=tapply(V1,grupos,mean)
.....Vn=tapply(Vn,grupos,mean)
dadosmedio=cbind(V1, ........................,Vn)hclust(dist(dadosmedio)prcomp(dadosmédio)
Ou usar a estrutura com  Vn=tapply(Vn,grupos,sum) em vez de Vn=tapply(Vn,grupos,mean).  Ou usar o próprio banco formado por  USArrests2007,  USArrests2009,  USArrests2010.

Caso falei besteira, desconsidere. Ficarei agradecido por sugestões.

obrigado pela atenção

André Oliveira Souza.
Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES