[R-br] Medidas tomadas em diferentes tempos

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quarta Abril 8 18:55:12 BRT 2015

Bem, o objetivo é verificar se existe interação TRAT:TEMPO. Você pode
investigar isso tendo TEMPO como quantitativa ou qualitativa. Como
qualitativa você não tem muita opção na forma de descrever o efeito, ela
vira dummy, cada nível um parâmetro. Como quantitativa você tem que
encontrar a melhor função para descrever o seu efeito. Em geral, aqui se
faz uso frequente de polinômios. Eu particularmente prefiro expressar o
efeito de uma variável quantitativa sobre um resposta por regressão e não
havendo um bom ajuste aí expressar o efeito convertendo para qualitativa.
Pelo que observei em gráficos com seus dados, parece não haver um sinal dos
dados que seja compatível com alguma função, ou seja, não parece haver uma
tendência linear nem quadrática ou alguma que seja simples. Usar um
polinômio de grau alto pode pegar esse sinal mas aí quase que vale a pena
usar TEMPO como qualitativa. Outra coisa questionável é se realmente existe
dependência entre observações dentro de um mesmo animal. Em séries curtas
como essa eu não teria tanta preocupação, embora ajustar um modelo com
alguma estrutura de covariância seja recomendado para coisa não ficar no
"eu acho". Eu penso que antes de pensar em estrutura de covariância no
tempo você tem que acomodar o efeito (aleatório) de animal que esse sim,
pelos gráficos, se mostram mais presentes.
​
​À disposição.
Walmes.​