[R-br] Como resolver uma integral dupla definida quando um dos limites dependem de uma das variáveis???

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Terça Abril 7 17:56:16 BRT 2015

Não sei se eu entendi certo, mas acho que o problema é simples é só usar a
integrate duas vezes.
Talvez isso resolva seu problema.

## Primeiro fiz uma função pra integrar o y.

my.function <- function(y,x){
    2*exp(-2*x)*(3*exp(-3*y))}

## A função precisa ser vetorizada eu fiz um for vc pode melhorar isso.
my.function2 <- function(x){
    temp <- c()
    for(i in 1:length(x)){
    temp[i] = integrate(my.function, lower = c(0), upper = x[i],
x=x[i])$value}
    return(temp)
}

## Depois apenas use a integrate novamente

integrate(my.function2, lower = 0, upper = Inf)

Não é muito eficiente usar uma integral dentro da outra, mas pra situação
simples parece razoável.

--
Wagner Hugo Bonat
Department of Mathematics and Computer Science (IMADA)