[R-br] Como resolver uma integral dupla definida quando um dos limites dependem de uma das variáveis???

Romero Luiz M. Sales Filho romero.sfilho em gmail.com
Segunda Abril 6 18:13:09 BRT 2015

Caros amigos,

estou com uma dúvida simples entretanto não consigo solucionar o
problema... Já procurei solucionar usando os pacotes R2Cuba e o cubature,
entretanto sem sucesso...

Quero resolver uma integral dupla entretanto o limite superior de uma das
variáveis depende da outra variável, e nos pacotes listados acima consigo
apenas colocar limites numéricos... Existe algo que eu possa fazer para
resolver esse tipo de problema no R??

A função que desejo integrar é a seguinte:

f=(2*exp(-2*x))*(3*exp(-3*y))

Resumindo quero resolver o seguinte:

        Inf      x
 ∫  ∫ (2*exp(-2*x))*(3*exp(-3*y)) dy dx