[R-br] Como fazer esse grafico no ggplot2

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Abril 6 10:52:01 BRT 2015

Ei Ruben,

Obrigado pelo exemplo. Funcionou aqui comigo. Eu não sou muito
familiarizado com algumas funções e operadores que criam os dados na
primeira parte do script. Mas olhando o objeto dados, eu entendi que a
minha maior dificuldade não eram as funções graficas em si, mas entender
que os dados que deveriam entrar na função geom (ou qplot) deveriam estar
numa disposição tal que permitisse o Tipo (rastreamento e recrutamento)
fossem níveis da mesma variável. Depois disso não me parece difícil.

O que me supreendeu, nessa historia foi que o que li a respeito do ggplot é
que seria um conjunto de funções mais fácil de usar e mais proximo da
linguagem do usuário quando comparado com o graphics. O novo script tem 14
linhas e o velho tem 13. Talvez o numero de funções seja mais adequado para
essa comparação, mas a impressão inicial é que para esse exemplo a
quantidade de trabalho seria a mesma. Não é?

Abraço forte,

Pedro Brasil