[R-br] mensagem de erro usando função glmer

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Terça Setembro 30 17:19:34 BRT 2014

O modelo não esta convergindo.
Tente aumentar o número de iterações, ou mexer no algoritimo de otimização
via lmerControl.

Por exemplo.
O1.glmer
<-glmer(NCalls~offset(LBroodSize)+SexParent*FoodTreatment+SexParent*ArrivalTime+(1
| fNest),data = an1, family = poisson,control=lmerControl(optCtrl=list(
maxfun=20000))

Mas acho que mais importante que isso é olhar os dados. Veja se em alguma
situação não existe variação, tipo uma combinação de níveis de fatores não
exibe nenhuma variação, ja que se fosse mesmo o número de iterações ele
deveria falar "maximum number of function evaluations exceeded".
Você pode mudar o algoritimo otimizador também, em vários posts do Ben
Bolker no stackoverflow, que mantém o pacote, ele comenta sobre isso.
Mas acho que o primeira passo seria olhar os dados para garantir. Esse é
algum exemplo do livro?

Grato
Augusto C. A. Ribas

Site Pessoal: http://recologia.com.br/ <http://augustoribas.heliohost.org>