[R-br] Modelos multinível com variância complexa

Leonardo Ferreira Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Sábado Setembro 27 14:25:23 BRT 2014

Boa tarde, pessoal!

Tive um curso introdutório aos modelos multinível, que utilizou
quase exclusivamente o MLwiN. Procurei treinar em paralelo o
ajuste dos modelos com lme4, o que não foi difícil para modelos
com variância simples. Mas, quando o negócio chegou na
variância complexa, não consegui encontrar correspondência no
lme4 do que me foi ensinado no MLwiN. Nem sei se não seria
necessário utilizar nlme.

Um exemplo de eventual necessidade seria em algum estudo
longitudinal, onde a variabilidade das medidas (por exemplo,
altura; primeiro nível) de cada pessoa (segundo nível) poderia
mudar ao longo do tempo. Outro exemplo seria verificar se a
variabilidade da variável de reposta é diferente conforme
alguma variável explanatória dicotômica ou não.

Onde encontro material sobre como fazer isso no R?

Obrigado,

[1]Leonardo Ferreira Fontenelle