[R-br] fatorial com efeito aleatório

Maurício Lordêlo mslordelo em gmail.com
Quarta Setembro 24 16:44:49 BRT 2014

Caro Walmes,
Muito obrigado pelo retorno com estes comentários.
Caso seja possível, tem alguns pontos que gostaria que esclarecesse nesta
sua análise.
1. No modelo fatorial completo declarado (m0), você  utilizou  uma
(quasi)binomial em lugar da binomial pelo fato de haver muitas caselas com
proporções amostrais iguais a zero?
2. Foi verificada a  presença de superdispersão (phi=3.09) neste modelo
pois este parâmetro (phi) deveria ser próximo a 1? Tem algum teste para
isso?
3. A anova(m0) mostrou que as interações duplas e  a tripla foram
significativas. Neste caso não se deve considerar os efeitos principais
(marginais) e somente das interações. Está claro para mim que o anova(m0)
faz uma análise de deviance, começando do modelo nulo até o modelo
completo. Porém, o que os resultados do summary(m0) mostram nesta situação?
Apenas o meio7 foi significativo.
4. O que o comando drop(m0, test="F", scope=.~.) faz? Observo em todos os
casos que os resultados não foram significativos.
5. Você testou modelo m0 com dois modelos: um só com efeito de primeiro
grau(m2) e outro só com efeitos até segundo grau(m1). Algum critério para a
escolha destes dois modelos?
6. No cálculo das médias marginais porque você considerou apenas a
interação entre genótipo e meio, uma vez que a interação tripla foi
significativa?

Agradeço mais uma vez pela atenção.

Maurício