[R-br] Retornar NA nos que deram errado

Rodrigo Coster rcoster em gmail.com
Quarta Setembro 17 11:20:43 BRT 2014

Caros,

Estou usando o pacote survey para calcular a mediana de alguns dados vindos
de amostras complexas. O problema é que dependendo das variáveis que peço,
algumas combinações apresentam menos de 2 observações válidas,
impossibilitando o cálculo (apesar deu achar que 1 observação já seria
suficiente, já que ela tem peso maior que 1, mas enfim...)

Alguém saberia como fazer o comando não parar, mas sim retornar NA nesses
valores?

Segue um exemplo simplificado (estou usando os dados da amostra do censo
demográfico)

require(survey)
exemplo <- data.frame(ID = 1:10, var = rnorm(10), grupo = factor(c('A',
'A', 'A', 'A', 'B', 'B', 'B', 'C', 'D', 'D')), peso = rchisq(10, 5))
exemplo[10, 2] <- NA
amostra <- svydesign(ids = ~ ID, data = exemplo, weights = ~ peso)
svyby(~ var, ~ grupo, amostra, svyquantile, quantiles = .5)