[R-br] GeoR <likfit>

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Outubro 28 12:49:03 BRST 2014

Existe uma confusão de terminologia aqui

likfit() não ajusta um modelo ao variograma, e sim os parametros uma
distribuição normal multivariada com determinada estrutura de covariancias
aos dados.

a ideia é exatamente estimar tudo de uma so ver sem procedimentos por
etapar

"corrigir" anisotropia é um termo que eu acho confuso.... se voce usar o
indicado o que voce vai fazer é projetoas as coorenadas do espaço origianl
para um espaco transformado isotrópico.
A ideia é que iosto seja usado internamente e nao explicitamente pelo
usuário

Em resumo:
likfit() retorna as estimativas dos paramatros de transformação do espaço
(anisotropia)
e os demais parametros indicam a estrutura de coverianci **no espaco
transformado**