[R-br] Nome de Função

David Feitosa contato em davidfeitosa.com
Sexta Outubro 24 09:06:36 BRST 2014

Caríssimos,

Eu notei que o e-mail que enviei ontem não foi permitido pelo tamanho das
imagens.
Estou reenviando, mas com um link externo que as contem.
Segue...
---

rcoster,

Na verdade não é bem isso.
Vou colocar aqui um trecho com a chamada do código
e pode ser que fique mais claro.

Estou fazendo uma disciplina em que o trabalho atual consiste em algoritmos
de Clusterização.
Nele, tive que implementar a função que realiza o agrupamento hierárquico.
Esse agrupamento pode variar segundo fórmulas que geram as distâncias entre
elementos do dataset.
Os métodos que já implementei foram: singleLink, completeLink, groupAverage
e ward.

Na chamada da função, eu devo permitir que o usuário defina qual o critério
da distância.
Como eu não sei fazer esse procedimento de pegar o nome da função,
tive que implementar passando uma sequência de caracteres e, internamente
na função,
verificar a qual função ela mapeia, na seguinte forma:

#inicio

selecao <- "singleLink"
#selecao <- "completeLink"
#selecao <- "groupAverage"
#selecao <- "ward"

#chamada da funcao
clusterHierarquico(dados, selecao)

#dentro do corpo de clusterHierarquico(...)

  #definindo a funcao para escolha dos valores entre distancias dos grupos
  funcao <- NULL
  if(selecao == "completeLink"){
    funcao <- completeLink
  }else if(selecao == "groupAverage"){
    funcao <- groupAverage
  }else if(selecao == "ward"){
    funcao <- ward
  }else{
#padrao
    funcao <- singleLink
  }

#usa funcao como método para calculo das distancias

#fim

Embora eu consiga gerar pelos nomes, fazendo a verificação com IFELSE, isso
deixa o código "preso".
Se houvesse uma forma de pegar o nome da função que é passada como
argumento,
eu poderia usar esse procedimento para pegar o nome e usar no plot do
dendrograma.

Abaixo, seguem os gráficos que estou gerando de acordo com um dataset de
países europeus com 2 atributos:
inflação e taxa de desemprego:

http://figshare.com/articles/M_todos_de_Dist_ncia_para_Cluster_Hier_rquico/1213685

Deysi enviou-me mensagem de que há uma forma, mas ainda não me retornou com
a solução, pois não está com acesso ao PC dela no momento.

Caso tenha ficado mais claro agora e alguém saiba como resolver, agradeço
antecipadamente.

Eu sei que pode parecer um "exagero", mas gostaria de deixar o código mais
flexível,
até como forma de aprender para implementações mais complexas no futuro.

Atenciosamente,

David Feitosa

(\_(\
(=°;°)
(("")("")

Em 23 de outubro de 2014 10:11, <rcoster em gmail.com> escreveu:

> David,
>
> Não sei se isso pode te ajudar ou não, mas o pacote data.table tem um
> comportamento parecido com o que tu quer: ao fazer um "banco2 <- banco"
> (onde banco é um arquivo data.table), as 2 variáveis ficam associadas:
> alterando banco2, tu altera também banco (e vice-versa). Na verdade, a
> operação '<-' para data.tables cria uma referência e não uma cópia.
>
> *Talvez* seja isso que tu precisa fazer. Agora, como fazer isso eu não
> sei.