[R-br] Teste de estimadores de regressão

Daniel Marcelino dmsilva.br em gmail.com
Quarta Outubro 22 21:59:46 BRST 2014

Adriano,

Talvez eu tenha entendido mal, mas na regressão 1, o que você mede é o
efeito do tratamento, e não a aleatoriedade, certo? Se seus dados
foram gerados a partir de um experimento do tipo aleatório simples,
então a diferença encontrada em re78 para t é o efeito estimado do
tratamento. Portanto, nesse contexto, inferência causal pode ser
entendida como um caso especial de predição em que o objetivo é prever
o que aconteceria em diferentes opções de tratamento.

Se você também tiver a informação contida em re78 para todos os
sujeitos antes de serem atribuídos o tipo de tratamento, então você
pode testar a média antes e depois para cada grupo a fim medir o erro
experimental.

Todavia, se o seu experimento for estratificado (idade, sexo etc) daí
o melhor seria você pensar em algum tipo de regressão hierárquica.

Apenas uma coisa, se você quiser você pode testar um modelo contra o
outro usando:
 anova(modelo1, modelo2)

Possivelmente você verá um ganho bem pequeno de um modelo para o outro
ao custo de 6 graus de liberdade.

Daniel