[R-br] Teste de estimadores de regressão

Adriano Borges Costa adrianobfc em gmail.com
Terça Outubro 21 23:52:10 BRST 2014

Caros,

Estou fazendo um exercício teórico de regressão para estimar o efeito de um
programa a partir da base de dados disponível no código baixo.

library(foreign)
lalonde <- read.dta("
http://dl.dropboxusercontent.com/u/7453595/BD_LAB/lalonde.dta") #carrega a
base de dados

str(lalonde) # variáveis

# As variáveis re74, re75 e re78 contêm informações sobre o rendimento para
os anos de 1974, 1975 e 1978, respectivamente.
# A variável de tratamento t indica se o indivíduo participou do programa
(t=1) ou se não participou do programa (t=0).
# As demais variáveis contém características dos trabalhadores

Trata-se de um experimento aleatório e quero mostrar que há aleatoriedade
no experimento. Assim, estou rodando a seguinte regressão:

regressao1 <- lm(re78 ~ t, data=lalonde)
summary(regressao1)

E em seguida incluindo os controles em uma outra regressão e gostaria de
mostrar que o estimador de t (tratamento) varia pouco (cerca de U$ 100,00).

regressao2 <- lm(re78 ~ t+age+educ+nodegree+black+hisp+married,
data=lalonde)
summary(regressao2)

Assim, gostaria de fazer um teste para verificar se o estimador de t na
regressão 1 é estatisticamente diferente da mesmo estimador na regressão 2.

Está certo eu fazer da seguinte forma?

install.packages("car")
library(car)
linearHypothesis(regressao2,"t=1794.3", test = "F")

Desde já obrigado pelas ajudas.

At.

--
Adriano Borges Costa