[R-br] Estimar assimetria e curtose

Daniel Marcelino dmsilva.br em gmail.com
Domingo Outubro 12 16:15:01 BRT 2014

André, eu acho que há muitas opções disponíveis em que permite você
escolher o tipo de curtose você quer. Veja por exemplo no pacote:
e1071

x=c(2,3,NA,5,6,8,9)

require(e1071)

> kurtosis(x, na.rm = TRUE,type=3)
[1] -1.878889
> kurtosis(x, na.rm = TRUE,type=2)
[1] -1.541333
> kurtosis(x, na.rm = TRUE,type=1)
[1] -1.3856

require(SciencesPo)
Tipo 2 como padrão.
> detail(x)
  vars obs mean  sd var  se median mad trimmed winsor range min max
1    1   6  5.5 2.7 7.5 1.1    5.5 3.7     5.5    5.5     7   2   9
  skew kurt
1    0 -1.5