[R-br] Resolução de grafico word - pdf

Rodrigo Muniz uenf.rodrigo em gmail.com
Quarta Novembro 26 11:02:47 BRST 2014

Olá Leonardo, recentemente tive a mesma dificuldade.
Então segue algumas sugestões, que tenho certeza está longe de ser a mais
elegante e ideal, mas que talvez possa te ajudar.
Primeiramente, o word sempre reduzirá a qualidade das figuras,
principalmente quando se altera o tamanho das figuras dentro do software,
por isso o ideal é inserir as figuras no word no tamanho que esta deve
ficar. Para isso eu exportei as figuras utilizando a função
x11(altura, largura), indicando a altura e a largura das figuras.
Segundo, exportar os gráficos em pdf e deste exportava para tiff com uma
resolução maior.
No comando a seguir é possível indicar o formato da figura, o nome do
arquivo, a resolução, unidade com que você indicará a altura e a largura,
bem como as dimensões da figura.

tiff("pca1999", res=1200, units="cm", width=20, height=20)

Esta é uma possibilidade que faz exatamente o que foi feito anteriormente,
porém no meu caso não deu muito certo,
pois este comando sempre gerava figuras desconfiguradas, impossíveis de
serem utilizadas.
Por isso resolvi exportar para pdf.
Espero ter contribuído.
A disposição....

> Pessoal,
>
> não é uma pergunta relacionada ao R, mas eu estou em fase de termino da
> tese, e quando passo o work para pdf, os graficos e mapas perdem mto a
> qualidade (Fica com aparencia de borrado).
>
> Eu estou gerando ambos em .tiff com 300 dpi.
>
> Por favor, se alguem tiver uma sugestão, eu agradeço.
>
> Leonardo

*Rodrigo A. Muniz*
Eng. Agrônomo. Ms Produção Vegetal (UENF)
Doutor em Ciências (ESALQ/USP)
E-mail - muniz.ra em usp.br
Cel (19) 98300-4333 (Pessoal)