[R-br] Ler arquivo .xls - RDOBC e gdata

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Sexta Novembro 21 11:54:42 BRST 2014

Buenas André,

  tenho usado o pacote XLConnect para abrir arquivos xls ou xlsx.
Tem sido uma boa alternativa. Abaixo segue um Código para exemplo.

Cordialmente,
RS

###------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
### Codigo comentado

## Carrega o arquivo xls ou xlsx
wb <- loadWorkbook("arquivo.xlsx")

## Imprime na tela os nomes das "aba" ou "planilhas" existentes dentro do
arquivo xls ou xlsx
getSheets(wb)

## Carrega os dados da planilha desejada para um data.frame no R
dados <- readWorksheet(wb, sheet = "Plan1")

*Rodrigo Sant'Ana*
--
Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental - MCTA/UNIVALI
Graduado em Oceanografia - CTTMar/UNIVALI